Páginas

Translate

PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Inventor do bafômetro morre aos 77 anos no País de Gales


Tom Parry Jones desenvolveu em 1974 método para ver álcool no sangue.
Por seu trabalho, Jones recebeu o prêmio da Ordem do Império Britânico.

Inventor do bafômetro, Tom Parry Jones vendeu empresa
para americanos (Foto: The Telegraph/Reprodução)
O inventor do bafômetro, Tom Parry Jones, morreu nesta segunda-feira (14 de janeiro) em sua casa no País de Gales, aos 77 anos, segundo informações do site do jornal britânico "The Telegraph". A causa da morte não foi divulgada.

Professor da Universidade de Bangor, Jones desenvolveu em 1974 o método eletrônico que hoje é usado em todo o mundo para detectar o nível de álcool no sangue de motoristas, por meio de uma amostra do hálito.

Um porta-voz da universidade disse que a instituição perdeu um de seus alunos mais ilustres e queridos, que estava sempre disposto a inspirar novas gerações de estudantes.

Jones foi fundador da empresa Lion Laboratories, que fabricava e comercializava o bafômetro globalmente. Mais tarde, a companhia foi vendida para a gigante americana de tecnologia MPD, Inc.

Depois de fechar o negócio, o britânico abriu a empresa para detecção de gás tóxico PPM Technology, em Caernarfon, no norte do País de Gales.

Por seu trabalho com o bafômetro, o inventor chegou a receber o prêmio da Ordem do Império Britânico. Jones ainda mantinha um fundo com seu nome para incentivar jovens a seguir carreira nas áreas de ciência, tecnologia, matemática e engenharia. Ele e alguns de seus alunos criaram o Festival de Ciência de Bangor, que incentiva o empreendedorismo e será realizado pela terceira vez em março.

Jones nasceu na pequena cidade de Menai Bridge, na Ilha de Anglesey, noroeste de Gales. Ele deixa a mulher, Raj Parry Jones.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...