Páginas

Translate

PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 29 de maio de 2012

Companhia de Trânsito passa a utilizar novo aparelho, em Aracaju


Etilômetro passivo vai registrar sinais de embriaguez com mais agilidade.
Aparelho detecta álcool no ambiente.

Condutor não precisa encostar no aparelho (Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Condutor não precisa encostar no aparelho
(Foto: Reprodução/TV Sergipe)
Para reforçar a prevenção contra a imprudência no trânsito de Aracaju, um novo tipo de aparelho passa a ser utilizado pela Companhia de Policiamento de Trânsito, (CPTRAN).

O Etilômetro Passivo vai ajudar a descobrir, com mais agilidade, a embriaguez do condutor.

Uma blitz educativa foi realizada, na Orla da Atalaia, para a os primeiros testes com o novo equipamento que traz novidades.

Não é necessário encostar e muito menos soprar para saber o resultado. O hálito do condutor já denuncia.

O novo equipamento não mede a concentração de álcool, apenas indica se a pessoa está embriagada ou não. Segundo o comandante da CPTRAN, capitão Machado, o aparelho deve garantir mais agilidade na hora da fiscalização.
É uma ferramenta muito importante e eficaz que de maneira rápida detecta os motoristas que realmente ingeriram bebida alcoólica, pois com ele conseguimos detectar o álcool no ambiente.

Veja aqui o vídeo da reportagem (SE TV 1ª edição): http://globotv.globo.com/tv-sergipe/se-tv-1a-edicao/v/companhia-de-transito-passa-a-utilizar-novo-aparelho-em-aracaju/1944787/

Veja mais informações sobre o etilômetro BAF-300 com teste passivo e os tipos de testes existentes:

Informações sobre os BAFÔMETROS

Informações sobre os BAFÔMETROS


ETILÔMETRO E ETILOTESTE - O QUE SÃO?

Etilômetro é o nome técnico, dado pelo INMETRO, para o bafômetro que é aprovado de acordo com o Regulamento Técnico Metrológico - RTM-006/02. Somente após esta aprovação, o etilômetro está apto a receber a HOMOLOGAÇÃO DO DENATRAN, conforme exige o CÓDIGO DE TRÂNSITO BRASILEIRO. E os resultados gerados por estes aparelhos, HOMOLOGADOS, constituem prova legal.

Outro termo definido pelo INMETRO é o Etiloteste, que é um bafômetro que não foi submetido à aprovação do INMETRO e nem à homologação do DENATRAN. Portanto, o resultado gerado pelo etiloteste não constitui prova legal.


BAF-300 e BDE-100
Etilômetro BAF-300 e etiloteste BDE-100


Para que o teste realizado por um etilômetro seja legal, o ar analisado deve ser aquele do baixo pulmão ou ar alveolar. Este ar só é obtido quando o indivíduo sopra o etilômetro até o final de sua capacidade respiratória.


TESTES: MANUAL, PASSIVO E QUANTITATIVO (ATIVO)

TESTE MANUAL: é o teste em que o operador do etilômetro aciona manualmente a coleta do ar a qualquer instante, não havendo garantia de que o ar coletado tenha sido o alveolar. Neste teste a coleta é feita uma única vez e o ar é coletado através do sopro num bocal descartável. O valor apresentado como resultado não pode ser considerado prova legal.

TESTE PASSIVO: é um tipo de teste manual, porém, a coleta é feita diversas vezes consecutivas, garantindo assim que além do ar existente dentro do bocal descartável, o ar ambiente também está sendo coletado. Este teste não apresenta valor medido, apenas indica se existe, ou não, álcool no ar amostrado. Assim o resultado apresentado deve ser apenas POSITIVO ou NEGATIVO e não pode ser considerado prova legal.

TESTE QUANTITATIVO OU ATIVO: é o teste em que etilômetro realiza a coleta do ar soprado de FORMA AUTOMÁTICA, sem interferência do operador. Neste teste a coleta é feita uma única vez após o término do sopro, de modo a analisar apenas o ar alveolar. Este é o único teste de etilômetro que seu resultado pode ser considerado prova legal.


BAF-300 COM TESTE PASSIVO


O BAF-300, fabricado pela ELEC, é o único etilômetro de fabricação nacional aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN.

O teste passivo existe em alguns modelos de equipamentos. O que é novidade é um etilômetro aprovado pelo INMETRO e homologado pelo DENATRAN ter também a função de realizar o teste passivo.

Existem no mercado etilômetros BAF-300 que realizam o teste passivo e outros que não realizam, embora exista um único modelo de BAF-300. A função para este teste está presente em todos os equipamentos, podendo ser ativada ou não, de acordo com a solicitação dos nossos clientes. Este teste originalmente foi criado para que alguns clientes pudessem verificar se o local onde seria realizado o teste estava, ou não, contaminado por álcool advindo de produto de limpeza ou advindo de outra substância.

O teste passivo é utilizado apenas para triagem de motoristas que devam ser submetidos ao teste quantitativo (ativo) do etilômetro.

A diferença entre o teste passivo realizado pelo BAF-300 e o realizado por etilotestes é que o BAF-300 tem atestada pelo INMETRO a sua capacidade de medir apenas álcool, dentro dos padrões legais de medição.

O BAF-300 não requer o uso de bocal para a realização do teste e não requer que a pessoa sopre em direção ao bocal. Basta que ela fale próximo ao etilômetro para que o ar seja captado.

O programa LEI SECA desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro tem obtido resultado expressivo no controle da mistura álcool x volante e, neste programa também o BAF-300 está presente.

No controle aquático, onde a responsável é a Marinha do Brasil, o BAF-300 é o único etilômetro utilizado.


ELEC IND. COM. DE EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO LTDA.
www.elec.com.br




AVISO LEGAL:
Esta mensagem da ELEC, incluindo seus anexos, é destinada exclusivamente a esclarecer dúvidas, sendo o seu conteúdo de propriedade da ELEC, não podendo o mesmo ser utilizado para outro fim se não o de esclarecer. Qualquer pessoa física ou jurídica, desde já fica notificado de abster-se a divulgar, copiar, distribuir, examinar ou, de qualquer forma, utilizar a informação contida nesta mensagem, sem autorização prévia do autor, é ilegal, sujeitando o infrator às penas da lei. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, pedimos que nos retornem este e-mail, eliminando o conteúdo de sua base de dados, registros ou sistema de controle. Informações transmitidas por e-mail podem ser alteradas por terceiros, não havendo garantia de que sua integridade foi mantida e que esteja livre de vírus, interceptação ou interferência, não podendo ser imputada qualquer responsabilidade à ELEC com relação ao seu conteúdo.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Justiça do RS diz que recusa do bafômetro pode causar punição


Sentença é do juiz federal Rafael Wolff, da Vara Federal de Lajeado.
Na decisão, magistrado distinguiu esferas criminal e administrativa.



A Justiça Federal do Rio Grande do Sul reconheceu que o motorista suspeito de dirigir sob o efeito de álcool e que se nega a realizar o teste do bafômetro - ou ao exame de sangue - pode ser punido por infração de trânsito prevista no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A sentença é do juiz federal Rafael Wolff, da Vara Federal de Lajeado, que distinguiu a esfera criminal, em que o acusado não pode ser punido por se negar a produzir prova contra si, da administrativa, onde isso é possível.

Com isso, a autoridade de trânsito pode solicitar o uso do bafômetro, desde que exista a suspeita de que o motorista está dirigindo sob o efeito de álcool. No caso analisado, o magistrado baseou-se no caso de um motorista abordado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) que se negou a fazer o teste e acabou não recebendo a penalidade porque não foi intimado.

Em março, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu manter a obrigatoriedade do teste do bafômetro ou do exame de sangue e rejeitar outros tipos de prova, como exame clínico e depoimento de testemunhas para se comprovar a embriaguez de motoristas ao voltante em processo criminal. O Congresso ainda analisa um projeto que altera essa decisão e torna válidos estes tipos de provas. Ainda não há data para o julgamento da validade da Lei Seca no Supremo Tribunal Federal (STF).


Fonte: Portal G1 RS

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Operação Lei Seca se intensifica em todas as regiões de Pernambuco


Agreste, Zona da Mata e Sertão receberão equipes da operação.
Na RMR, horário da fiscalização será ampliado até a manhã.


Foto: Portal G1 PE

Em quase seis meses, a Operação Lei Seca autuou, em Pernambuco, mais de 226 motoristas por embriaguez e recolheu 3.843 mil carteiras de habilitação. A situação, de acordo com a coordenação da ação, pode ficar mais complicada para o motorista que dirigir depois de tomar bebida alcoólica a partir desta semana. A operação vai se intensificar, agindo em todas as regiões do estado, nos locais com maior índice de acidentes, e ampliar o horário de fiscalização.

A Operação Lei Seca, que acontece em conjunto entre o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Polícia Militar (PM), irá funcionar com todo o seu efetivo, de 218 pessoas. No início da manhã desta quarta-feira (16), os moradores que saíram de Olinda em direção ao Recife já encontraram, na Avenida Agamenon Magalhães, uma grande blitz. De acordo com a coordenação da operação, das seis equipes que atuam na Região Metropolitana do Recife (RMR), duas estão começando mais tardes, no fim da noite, para durar até a manhã. A intenção é fiscalizar motoristas que bebem e esperam o dia amanhecer para dirigir.

“A Operação Lei Seca está com quase seis meses. Nós trabalhamos com uma estrutura de uma van, duas viaturas, uma do Detran e uma da Polícia Militar, e um guincho para cada equipe. Atualmente somos seis equipes, e vamos ter mais três, uma em cada região do estado:  Sertão,  Agreste e Mata. O número de acidentes no interior vem aumentando, já verificamos isso e já atuamos em alguns lugares”, falou o Major André Cavalcanti, coordenador executivo da operação.

O major citou, como exemplo, a grande quantidade de acidentes em cidades como Araripina, Ouricuri e Trindade, todas no Sertão do Araripe. Após uma intensificação da fiscalização, houve uma redução de quase 60% dos acidentes. “O grande objetivo da operação é salvar vidas; [...] Nós vamos atuar inicialmente nos grande polos, como Caruaru e Garanhuns. Há também os grandes eventos como o Circuito da Vaquejada, em Carpina, Limoeiro, todos esses eventos atraem um grande público motorizado e há grande quantidade de motos e acidentes”, revelou o major André Cavalcanti.


Multa
De acordo com o Detran-PE, a multa para quem for pego no teste do bafômetro é de R$ 954. “Existe um decreto em andamento no congresso para que dobre esse valor. O elemento que for autuado vai perder sete pontos na carteira”, falou Cesar Urach, gerente de Fiscalização do Detran. Se o índice no bafômetro der entre 0 e 0,14 gramas de álcool por litro de sangue, o motorista é liberado; se ficar entre 0,15 e 0,33, o condutor é autuado, responderá a processo administrativo e terá a Carteira Nacional de Habilitação suspensa.

Caso o valor for acima de 0,34, além das punições anteriores, a pessoa responderá a um inquérito por crime de trânsito. “Se não fizer o teste, é uma recusa, e a gente vai considerar que ingeriu álcool. Então terá mesma penalidade da constatação", concluiu Urach.


Fonte: Portal G1 PE


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...