Páginas

Translate

PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Campanha Se Liga no Trânsito termina com mais de 11 mil abordagens no Paraná


Mais de 11 mil jovens, em seis cidades, foram abordadas durante a campanha educativa “Se liga no Trânsito – Se beber não dirija", que o Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR) encerrou no domingo (14 de outubro), em Foz do Iguaçu.

A campanha teve início em Curitiba no dia 5 de setembro e passou depois por Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, cidades paranaenses com os maiores índices de acidentes de trânsito. O objetivo da campanha foi estimular o uso de táxis ou a carona solidária, com um motorista que não tenha ingerido álcool.

“O balanço da campanha foi muito positivo. Fomos bem recebidos em todas as cidades e atingimos o objetivo de despertar a consciência dos condutores de que combinar bebida e direção pode causar consequências sérias. É importante se divertir, mas sempre com responsabilidade e segurança”, alertou Marcos Traad, diretor-geral do DETRAN.

As atividades aconteceram de quarta-feira a domingo nos pontos com maior concentração de jovens em cada cidade. Nas mesas dos bares visitados os frequentadores tiveram oportunidade de conferir o material especial deixado pelo DETRAN com dados sobre os riscos de beber e dirigir, impressos em portas-bandeja, bolachas de chope, cartazes e guardanapos.

De acordo com Traad, estima-se que 50% dos acidentes que acontecem nas ruas sejam causados por condutores que tenham ingerido alguma quantidade de álcool. “Acreditamos concretamente que a prevenção é o melhor caminho para conseguirmos um trânsito mais seguro”, afirma.

No Paraná, somente no primeiro semestre deste ano, foram registradas 4.606 multas por direção sob influência de álcool acima do permitido. É importante ressaltar que dirigir com volume de álcool superior a 6 dg/litro de sangue, o equivalente a três copos altos de cerveja, além de multa, gera proibição do direito de dirigir e pena de seis meses a três anos de prisão.

ABORDAGEM - Durante uma abordagem descontraída, promotores e agentes educativos do DETRAN apresentaram um jogo virtual interativo, em que o participante seleciona o número de doses que ingeriu durante a noite. A partir daí, o jogo simula um motorista dirigindo e mostra o grau de dificuldade de conduzir um veículo sob o efeito da ingestão de bebidas alcoólicas e os riscos que ele assume.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...